Nossa história

A empresa Madeireira Copatti, foi fundada em 1998, tendo como fundador Zeferino Copatti e Elisandro Leonardo Copatti. A família tinha esta atividade como secundária e atuavam na propriedade onde residiam, na Linha Serra Azul, localizada no interior do município de Caçador - SC.

Em 2001, os sócios decidiram investir no setor madeireiro. Suas atividades iniciais consistiam na exploração e comercialização de madeira de pinus reflorestada. Neste mesmo ano, a madeireira adquiriu uma nova sede, onde se instalou em 2003 e permanece no mesmo endereço.

Em 30/04/2008 a empresa passou por mudanças no quadro societário, passando então a se chamar Copatti Agroindustrial, no qual  a partir deste momento, Elisandro Leonardo Copatti passou a ser o único proprietário.    

   

Toda a matéria prima utilizada é oriunda dos reflorestamentos de pinus da região. Em 2011, com fabrica e projetos novos, a empresa começou a exportar para a Europa madeiras para a fabricação de caixas utilizadas para embalagens de diversos produtos, porém em sequência o mercado externo teve uma crise, fazendo com que a empresa optasse por trabalhar somente no mercado nacional.​

Em 2013, novos investimentos foram realizados, a maioria por recursos próprios e para suprir estes, a empresa optou pela terceirização de serviços de corte, com isso, houve a necessidade de iniciar o projeto de secagem de madeiras.

Em 2015, a empresa ingressou novamente no comércio exterior, exportando produtos para os mercados da América Central, América do Norte, Ásia e Europa, onde mais uma vez passou por adaptações para ajustar-se a nova atividade, investindo em maquinários modernos e que possuíssem maior precisão, o que possibilitou que a empresa se firmasse no ramo de fabricação de madeiras para embalagem. Ao longo dos próximos 4 (quatro) anos, a empresa atuou somente neste segmento.

Em 2019, com a crise, causada pela alta oferta de produtos, houve redução de pedidos, neste momento a empresa foi em busca de novos mercados, visando agregar valor aos seus produtos. Após analisar as opções de negócios, optou por atender ao mercado de beneficiamento, atuando na fabricação de painéis e molduras para atender a demanda do mercado Norte Americano e Europeu.  

Atualmente, a empresa possui com duas unidades em funcionamento, sendo que a Matriz, conta com cerca de 130 colaboradores entre diretos e indiretos, com uma nova estrutura, parque fabril de 20.000 metros e equipamentos modernos, consumindo anualmente mais de 80.000 toneladas de toras de pinus, e uma produção anual de 30.000 m³.

 

A filial da empresa está instalada em local estratégico, nas margens da BR 282, na cidade de Ponte Serrada – SC, e conta com cerca de 80 colaboradores diretos e indiretos, parque fabril de 15.000 metros.

 

90% da produção é destinada ao mercado externo, exportando hoje um volume de 55 containers por mês, projetando aumentar ainda mais sua produção, em busca de conquistar maior espaço, destaque e clientes no mercado nacional e internacional, a empresa também passou por auditoria do FSC (Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal) na qual demonstramos nosso processo e estando em conformidade hoje possuímos a certificação FSC 100%, com intuito de implantar um melhor controle de qualidade de seus produtos, desde a entrada da matéria-prima até a entrega ao cliente.

Pile of Logs
Fire Wood
Tranquil forest
Cut Wood
Pile of forested logs
Wood Logs